O que é vertigem? Medo de cair? Mas porque temos vertigem num mirante cercado por uma balaustra sólida?
Vertigem não é o medo de cair, é outra coisa.
É a voz do vazio debaixo de nós, que nos atrae e nos envolve, é o desejo da queda do qual nos defendemos aterrorizados.

Milan Kundera

Somente no amor gostamos de ver alguém mais feliz do que nós mesmos...

sábado, 5 de março de 2011

Verdade - Carlos Drummond de Andrade

A porta da verdade estava aberta,
mas só deixava passar
meia pessoa de cada vez.

Assim não era possível atingir toda a verdade,
porque a meia pessoa que entrava
só trazia o perfil de meia verdade.
E sua segunda metade
voltava igualmente com meio perfil.
E os meios perfis não coincidiam.

Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta.
Chegaram ao lugar luminoso
onde a verdade esplendia seus fogos.
Era dividida em metades
diferentes uma da outra.

Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
Nenhuma das duas era totalmente bela.
E carecia optar. Cada um optou conforme
seu capricho, sua ilusão, sua miopia.

Crítica de Nietzsche pra busca da "verdade" ...

Nossas mentes rechaçam a ideia do nascimento de uma coisa que pode nascer de. uma contrária, por exemplo: a verdade do erro; a vontade do verdadeiro da vontade do erro; o ato desinteressado do egoísmo ou a contemplação pura do sábio, da cobiça. Tal origem parece impossível: pensar nisso parece próprio de loucos. As realidades mais sublimes devem ter outra origem, que lhes seja peculiar. Não pode ser sua mãe esse mundo efêmero, falaz, ilusório e miserável, esta emaranhada cadeia de ilusões, desejos e frustrações. No seio do ser, no qual não morrerá nunca, num deus oculto, na “coisa em si” é onde deve se lobrigar seu princípio, ali e em nenhuma outra parte. Este é o preconceito característico dos metafísicos de todos os tempos, este gênero de apreciação se encontra na base de todos os seus procedimentos lógicos. A partir desta "crença" esforçam-se em alcançar um “saber”, criam a coisa que, afinal, será pomposamente batizada com o nome de "verdade". 

Hoje quero ... e este hoje que estou publicando escrevi há três dias!


Entender o humano na alma é mais sofrido do que parece! Hoje quero celebrar as limitações dos sábios e a loucura e liberdade dos tolos! Quero paciência pra entender a fugacidade material que nada sabe valorizar! Será que um dia vou me vender? Pois sempre me pergunto, e até pra nunca me esquecer que, se nada fica e tudo muda de lugar porque guardar ou acumular restos?

Escrevi isto no dia 21/02/2011 quando soube que um dos meus alunos tinha morrido de overdose! ... tava muito mal!

Já vistes, numa tarde de Outono, o cair das folhas mortas pelo chão? É assim, com esta tranquilidade que as almas “caem” ou caminham, todos os dias para a eternidade!
E ai, se perguntam quase que instantaneamente ao se perceberem vivas, o que fizeram de suas vidas?
Vivemos tudo tão egoisticamente porque não acreditamos na bondade de Deus e na sua promessa de eternidade!
Esta semana foi a semana mais difícil que tive nos últimos tempos! Achei que fosse morrer … de tristeza, de raiva, sei lá! Nunca antes estive tão confusa e tão vazia como nestes últimos dias! Queria largar tudo sem olhar pra trás! Chorei e confundi um mundo inteiro dentro da minha tristeza …
… olhava para os lados, e procurei meios de ter dos amigos uma só palavra de fé! … mas era demais pra minha personalidade egoísta admitir que era fraca … e calei … mesmo dizendo que nunca me calo, eu calei e engoli a minha dor!
Acho que foi a vida mesmo que bateu na porta com todos os seus problemas, responsabilidades, contas pra pagar, horários pra cumprir …
… a correria de sempre fez com que eu esquecesse um pouco o que tava sentindo! E aí, conforme a semana foi chegando ao fim, eu até sorri! Claro que durante a semana eu tinha dado algumas risadas, mas não estava sorrindo para a vida! Tava rindo de uma ou outra piada ou brincadeira, mas sem ter fé nesta vida, as vezes tão complicada que temos!
Chegou o final de semana, e eu olhei a minha vida perfeita, meus braços, minha força pra trabalhar e pra acreditar, meus filhos e tudo o que pude dar pra eles até agora, e nisso eu incluo também a forma de eles verem as coisas no mundo! Tentei celebrar tudo o que tenho, mas mesmo sem querer… lembrei do Adinei, e de como fiquei triste no começo da semana por saber o que aconteceu com ele, e fiquei muito mal, pois as vezes parece que lutamos tanto pra criar espaços que só nós nos achamos dignos de ocupar, que tive uma vontade terrível de morrer …
… mas morrer diante dos problemas e verdades da vida é muito fácil e covarde demais!!
Hoje, é outro dia, e apesar do fim de semana ter sido complicado, tenso e angustiante, eu resisti e será assim todas as vezes que perder!
Sei que eu preciso me acostumar com as dores, realidades e perdas desta vida que escolhi viver!
Adinei, onde você estiver espero mesmo que esteja bem! Senti muito, foi demais pra mim perder um aluno como você! E do jeito como o perdemos principalmente!
Sofri tanto que quase me esqueci, que aos “outros” a morte paralisa-os e espanta-os. À mim, deve dar impulso e força! Pois, o que a lagarta chama “fim do mundo” o homem de fé chama borboleta!!!
Adinei, receba minha homenagem e a certeza de que acreditava mesmo em você! Sempre acredito nas pessoas à minha volta! Até nas das quais discordo! Pra você o que posso dizer agora, e o que conforta um tanto minha alma, é que novas oportunidades virão, e que você vai conseguir na próxima!

Quem sou eu?

Quem sou eu? Nem eu sei ainda!
Sou uma pessoa muito complicada!
... arrogante, estranha, insensata, melancólica e confiante até demais as vezes, mas também altruísta, corajosa, apaixonada por novidade, bagunceira, e infelizmente muito independente...
... e como não me prendo por muito tempo a nada ... sou quase sempre mal interpretada ...

... por exemplo?

... ninguém consegue entender quando digo: passei ... ou eu odeio ... eu odeio é uma simples forma de expressão! Um jeito de falar bobo e até imprudente ... quem odeia, jamais diz que odeia, não é mesmo?

E ..."passei" ... é uma forma de se proteger! Tento desencanar de uma situação, companhia ou sensação que me faz mal o mais rápido possível ... não gosto de remoer, insistir ou buscar o que me faz triste!

Vivemos por ai preocupados com estas "formas de expressão" dos outros, classificando, julgando e condenando porque na verdade temos uma imensa dificuldade de dar nome as coisas. Dar nomes requer posição! E é tão difícil assumir as nossas posições, as nossas vontades e quereres ... é mais fácil negar ... fazer de conta que não te atingiu ... calar ...
... morrer, um pouco a cada dia, respondendo ao modelo burgues, católico e hipócrita que a sociedade instituíu como correto!
Eu não tenho medo de falar ou de querer aquilo que dizem que não é certo querer! E to me linchando pra quem fica ai anotando no seu caderno surrado da "felicidade contida" o que "eu" falo de errado, ou o meu jeito tosco de ser!



QUERO SER FELIZ ... e quem fica tentando agradar a todos não agrada a ninguém e nem a si mesmo ...
Não gosta de mim? ... blz ... tb não vou me esforçar pra gostar de vc! Ficamos assim, então!

Eu sempre só vou decidir, escolher ou até gritar pelo que achar que vale a pena! ...
... e mais importante que todos os rumos e escolhas que possa ter que fazer ... é a minha necessidade de ser livre!!

Assim, só o que quero é sentir um pouco de saudade da minha juventude, um pouco de piedade de mim e dos meus rumos ... aliás, como todo mundo!
... quero passar pela vida, mesmo sofrendo as vezes, sem amarrar muitos laços e ser o mais feliz possível ... e sem magoar ninguém!
... ter força pra seguir ... e fé ... na vida e nas pessoas ... e em tudo o que planejo e no que luto para concretizar!

... que se dane quem não me entende ... eu nunca pedi pra me entenderem! Nem eu me entendo!

Sou fiel a mim, ao meu sentir que me faz viva, aos meus sonhos e vontades ... e a mais ninguém!!
Não corro atrás de ninguém, pois se corro, tropeço ... não sei fazer isso! 



Não sei imitar as pessoas!

Tenho perdido um pouco da minha identidade de uns tempos pra cá medindo as palavras, mudando um pouco meu comportamento e aceitando algumas críticas, mas na boa, não vale a pena deixar de ser quem vc é!

Afinal, como supostamente Shakespeare escreve, não importa o quanto vc se importe ... algumas pessoas simplesmente não se importam...
... e além disso não tem nada de mais não ser como os outros querem ... é libertador ser vc mesmo!

Tento na maior parte do tempo respeitar as pessoas! Mas não sou uma boa moça! O máximo que faço é manter um espaço seguro pras opiniões fluirem, e já ta bom demais!

O essencial é ser sincera! E sou até mais do que queria ser! Não sei calar nada dentro de mim!

E dos meus defeitos esse é o que mais me faz vulnerável!